O que têm em comum a padeira Brites de Almeida, a sufragista Beatriz Ângelo, a atriz Beatriz Costa e a pintora Paula Rego? Além de serem todas mulheres, lutadoras, corajosas, independentes e livres... são Portuguesas com M Grande!
Todos temos o sonho de mudar o mundo e mudar com ele, de criar futuros e esperança, de ser livres para escolher, transformar, crescer e aprender, de errar e construir um caminho, de viver uma vida em pleno. E hoje todos podemos fazê-lo. Mas para aqui chegar foi necessária a coragem de mulheres sem medo de ir mais longe e com um grande desejo de mudança.
«Se as mulheres param, o mundo pára.»
O livro sobre feminismo que faltava, porque ser feminista, hoje, é uma urgência, não um capricho.
A igualdade de direitos, de deveres e de oportunidade para todos, independentemente do seu género, credo ou raça, está prevista na lei. A vida das pessoas e os números a que dão origem, porém, demonstram que a concretização desta prerrogativa continua longe do horizonte da maioria. Preconceitos culturais profundamente enraizados na mentalidade da sociedade, como o machismo, a homofobia, o racismo, acompanhados de normas sociais particularmente penalizantes para as mulheres, fazem do feminismo uma luta universal e premente a que todos devemos juntar-nos. No entanto, «feminismo» e «feminista» ainda são palavras que provocam desdém e desconfiança em muitos, que vêem nele uma guerra vingativa contra os homens e contra a sociedade.
O feminismo pode lutar com todas as suas armas contra as desigualdades sociais e contra o machismo, mas o seu maior inimigo continua a ser a desinformação.
Para que todos fiquem a saber o que é - e o que não é - o Feminismo.
A Sarita é uma menina muito curiosa e decidida que adora aprender e experimentar coisas novas.
Na escola, chegou o dia das profissões e a Sarita, que já quis ser pastora e vendedora de gelados, médica e arqueóloga, decidiu finalmente que quer mesmo é ser astronauta.
Mas nem todos concordam que isso seja possível. Será que a Sarita poderá ser astronauta?
Uma nova aventura da Sarita Rebelde, a menina que quer ser aquilo que bem lhe apetecer.
A Sarita passou o Verão inteiro feliz e contente a jogar à bola com os primos. É um ponta-de-lança incrível, não há golo que não marque! No entanto, na escola, nem todos acreditam que uma rapariga possa jogar assim tão bem e não a deixam fazer parte de nenhuma equipa.
Será que a Sarita vai conseguir convencer os colegas a deixarem-na mostrar o que vale no campo de futebol?
Numa época em que o maior movimento de protestos antirracistas #BlackLivesMatter continua na ordem do dia, nada mais urgente do que celebrar alguns dos grandes nomes da História e da cultura negras que fizeram e fazem a diferença.
De Martin Luther King a Marielle Franco, de Cesária Évora a Barack Obama, este livro inclui mais de 50 histórias biográficas de pessoas excecionais e pioneiras — algumas, icónicas, outras, menos conhecidas — que levantaram questões, ultrapassaram barreiras, abriram caminhos, superaram expectativas e inspiraram gerações. São exemplos de coragem, perseverança e liderança que não deixam esquecer como chegámos aqui e que nos lembram que podemos e devemos ir ainda mais longe.
Explorando as raízes e influências de pessoas negras que se posicionaram contra um mundo que nem sempre as aceitava, este livro é o ponto de partida perfeito para uma discussão informada sobre o racismo e a tolerância.
#BlackLivesMatter #VidasNegrasImportam